Glossário / S

Servidor Público

São todos aqueles que mantêm relação de trabalho profissional e permanente com o Governo.

São todos aqueles que mantêm vínculo de trabalho profissional com os órgãos e entidades governamentais, integrados em cargos ou empregos.


Servidor Público Comissionado

É o servidor nomeado para o exercício funções de direção, chefia e assessoramento, sem a necessidade de aprovação prévia em concurso público.


Servidor Requisitado

É o Servidor requisitado para trabalhar em local diferente do seu órgão de origem. É o Servidor autorizado para o exercício de cargo em comissão ou função de confiança, ou para atender situações previstas em Leis específicas, em outro órgão ou entidade,sem alteração da lotação no órgão de origem.


Servidor Estagiário

Estagiário é o aluno matriculado e que esteja frequentando curso vinculado ao ensino em escola publica e /ou privada que desenvolve, no serviço público, atividades relacionadas à sua área de formação profissional.


Servidor Empregado pela CLT

É o servidor que mantêm relação de trabalho profissional permanente com as entidades de direito privado da Administração Pública, segundo o regime da C.L.T. (carteira assinada). Ex: aqueles que trabalham no Banco do Brasil S.A. e na CEF.


Servidor Efetivo

É aquele servidor aprovado em concurso público. É o servidor aprovado em concurso público para ocupar cargo efetivo dentro da estrutura da Administração Público, adquirindo estabilidade após cumprimento do período de estágio probatório.

Ex: professores, delegados da polícia civil, procuradores de estado, etc.


Servidor Efetivo/Função Gratificada

É o servidor público efetivo que exerce funções de direção, chefia e assessoramento. É o servidor público efetivo que exerce funções de direção, chefia e assessoramento.


SIAFEM - Sistema Integrado de Administração Financeira de Estados e Municípios

Sistema desenvolvido pelo governo federal, onde é utilizado com o nome de SIAFI; posteriormente disponibilizado para estados e municípios. A intenção é estabelecer um padrão único de operação, uniformizando procedimentos e análises. 

O SIAFEM é um sistema computacional desenvolvido para simplificar e uniformizar a execução orçamentária, financeira e contábil dos estados e municípios, de forma integrada, minimizando os custos e obtendo maior eficiência e eficácia na gestão dos recursos públicos. O SIAFEM, como instrumento de informação, apoia as funções gerenciais de planejamento, tomada de decisão e controle operacional, abrangendo os órgãos da administração pública, sejam eles da Administração Direta ou indireta, como autarquias, fundações e empresas públicas.

É uma modalidade de acompanhamento das atividades relacionadas com a Administração Financeira dos recursos públicos, que centraliza ou uniformiza o processamento da execução orçamentária, recorrendo a técnicas de elaboração eletrônica de dados, com o envolvimento das unidades executoras e setoriais, resultando na integração dos procedimentos concernentes, essencialmente, à programação financeira, à Contabilidade e à administração orçamentária.

TENHA ACESSO ÀS INFORMAÇÕES ATRAVÉS DE DADOS ABERTOS
2007-2024. Conteúdo e dados do Portal da Transparência licenciados sob Licença Creative Commons Licença Creative Commons BY-SA Open Data