Download de Dados

Arquivos para Download

O Portal da Transparência disponibiliza em formato aberto (.txt), todas as informações registradas em nosso banco de dados. Os arquivos estão separados de acordo com as tabelas SQL e podem ser reutilizados livremente, de acordo com a licença Creative Commons BY-SA em uso pelo Portal.

 

Principais tabelas

As tabelas listadas abaixo são utilizadas como base para realizar as consultas do Portal da Transparência.

 

Tabela Utilizada em
Comparativo Despesa Despesas (Exceto Restos a Pagar e Listas)
Comparativo Receita Receitas
Comparativo Dotação Dotações Orçamentárias
Convênios Convênios
Imóvel Patrimônio Imobiliário
Móvel Patrimônio Mobiliário
Folha Ativo Servidor Ativo
Folha Inativo Servidor Inativo
Lista Completa Repasses
Licitação Editais de Licitações

 

Dados Abertos

O Portal da Transparência de Alagoas segue recomendações e padrões descritos pela W3C (World Wide Web Consortium) e Open Knowledge Foundation, importantes instituições regulamentadoras da Web.

Segundo a Open Knowledge Foundation, "dados são abertos quando qualquer pessoa pode livremente usá-los, reutilizá-los e redistribuí-los, estando sujeito a, no máximo, a exigência de creditar a sua autoria e compartilhar pela mesma licença".

 

O que é aberto?

 

A definição de dado aberto da Open Definition, resume-se em:

Disponibilidade e acesso: o dado precisa estar disponível por inteiro e por um custo razoável de reprodução, preferencialmente por meio de download na Internet; também deve estar num formato conveniente e modificável.

Reuso e redistribuição: o dado precisa ser fornecido em condições que permitam reutilização e redistribuição, incluindo o cruzamento com outros conjuntos de dados.

Participação universal: todos podem usar, reutilizar e redistribuir, não havendo discriminação contra áreas de atuação, pessoas ou grupos (não são permitidas restrições como “não comercial”, que impedem o uso comercial, e restrições de uso para certos fins, como “somente educacional”).

 

A partir disto, o Portal da Transparência busca alcançar a transparência na gestão pública, aprimorar a qualidade dos serviços públicos, viabilizar novos negócios e permitir contribuição da sociedade com serviços inovadores ao cidadão.

TENHA ACESSO ÀS INFORMAÇÕES ATRAVÉS DE DADOS ABERTOS
2007-2024. Conteúdo e dados do Portal da Transparência licenciados sob Licença Creative Commons Licença Creative Commons BY-SA Open Data