Sobre o Portal

O Portal da Transparência, disponibiliza dados desde 2007, constitui um mecanismo de controle social pioneiro no âmbito do Estado de Alagoas. A partir deste instrumento, independente de senha, que pode ser acessado através da rede mundial de computadores (internet), espera-se melhorar o canal de comunicação entre a sociedade e as atividades realizadas pelo governo.


Através deste dispositivo, o cidadão poderá acompanhar a execução financeira dos programas governamentais por meio de informações atualizadas referentes à arrecadação estadual, bem como àquelas referentes aos gastos realizados pelo governo em compras ou contratação de obras e serviços.
A facilidade do acesso aos dados dos gastos governamentais diminui a distância entre a sociedade e o governo, pois o cidadão passa a fiscalizar de forma direta e tempestiva como está sendo aplicado o dinheiro público estadual, e as transferências de recursos aos seus próprios municípios.


O Portal da Transparência é uma iniciativa do Governo do Estado apoiado pelos Poderes Legislativo e Judiciário, além do Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado de Alagoas. Sua responsabilidade é da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas, através da Superintendência Especial do Tesouro Estadual, com apoio tecnológico do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas e monitorado pela Controladoria Geral do Estado de Alagoas.

TENHA ACESSO ÀS INFORMAÇÕES ATRAVÉS DE DADOS ABERTOS
2007-2024. Conteúdo e dados do Portal da Transparência licenciados sob Licença Creative Commons Licença Creative Commons BY-SA Open Data