Application Programming Interface (Interface de Programação de Aplicativos), é um conjunto de padrões que permite sua utilização para construção de outros aplicativos. No Portal da Transparência, são disponibilizados via API todas as consultas exibidas no site, sem restrições, no formato JSON, considerado o formato mais aberto e flexível, de fácil reutilização.
Se estiver procurando pelo download da base dados, você pode acessar a página de Download de Dados, que disponibiliza arquivos do banco de dados em formato .txt.
O Portal da Transparência de Alagoas segue recomendações e padrões descritos pela W3C (World Wide Web Consortium) e Open Knowledge Foundation, importantes instituições regulamentadoras da Web.
Segundo a Open Knowledge Foundation, "dados são abertos quando qualquer pessoa pode livremente usá-los, reutilizá-los e redistribuí-los, estando sujeito a, no máximo, a exigência de creditar a sua autoria e compartilhar pela mesma licença".
O que é aberto?
A definição de dado aberto da Open Definition, resume-se em:
Disponibilidade e acesso: o dado precisa estar disponível por inteiro e por um custo razoável de reprodução, preferencialmente por meio de download na Internet; também deve estar num formato conveniente e modificável.
Reuso e redistribuição: o dado precisa ser fornecido em condições que permitam reutilização e redistribuição, incluindo o cruzamento com outros conjuntos de dados.
Participação universal: todos podem usar, reutilizar e redistribuir, não havendo discriminação contra áreas de atuação, pessoas ou grupos (não são permitidas restrições como “não comercial”, que impedem o uso comercial, e restrições de uso para certos fins, como “somente educacional”).
A partir disto, o Portal da Transparência busca alcançar a transparência na gestão pública, aprimorar a qualidade dos serviços públicos, viabilizar novos negócios e permitir contribuição da sociedade com serviços inovadores ao cidadão.